Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pinto, Ricardo Manuel NevesRato, Virgílio José Monteiro, 1964-Guiomar, Beatriz Medeiros2024-08-022024-08-022024http://hdl.handle.net/10400.26/51451O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao logo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II no Mestrado em Ensino do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: introdução, componente investigativa e componente reflexiva. A introdução apresenta o enquadramento dos estágios realizados no âmbito das Práticas Educativas I e II, e a sua importância na formação de futuros professores. A Componente Investigativa assenta no tipo de investigação realizada no estágio referente à Prática Educativa I, com os alunos do 1.⁰ ano de escolaridade de uma turma mista. A investigação visa responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 1.⁰ ano do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico?; 2) Será que o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat influencia a perceção sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos do 1.⁰ ano do 1.⁰ CEB? Primeiramente, apresenta-se a fundamentação teórica sobre os conceitos relacionados com a investigação. Seguidamente, foi planeada e implementada um conjunto de sessões, que integraram quatro Serious Games da Plataforma Hypatiamat, para verificar a sua influência na promoção da aritmética mental com a operação aritmética adição e a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Esta investigação é de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada pela professora estagiária, que desempenhou um papel de investigadora participante. Através da recolha de questionários, analisou-se a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Através da recolha de documentos preenchidos, fotografias e gravações de áudio, construíram-se, posteriormente, Narrações Multimodais. Os resultados obtidos evidenciam uma evolução positiva no Nível Global de Conhecimento, no Desempenho Global e perceção da Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática dos alunos. Assim, conclui-se que a utilização de Serious Games promove o desenvolvimento da aritmética mental com a operação aritmética adição. A componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas sobre o percurso da professora estagiária nos estágios realizados nas vertentes 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e do 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o contributo e o impacto dos estágios realizados no desenvolvimento profissional da professora estagiária.porAritmética MentalEnsino Básico 1º CicloPlataforma HypatiamatSerious GamesNarrações MultimodaisAutorregulação da AprendizagemAutoeficácia da MatemáticaSerious Games da plataforma Hypatiamat para promover a aritmética mental usando a adiçãomaster thesis203669630