Santos, Amilton Jesus dosGaio, RuiAlves, Maria Beatriz Botão2014-12-052016-10-292014-10http://hdl.handle.net/10400.26/7150Objecto de estudo e de investimento por parte das marcas, os pequenos ecrãs, em sintonia com as aplicações móveis, têm sido um elemento de análise bastante presente na concepção de estratégias de marketing, publicidade e comunicação por parte das empresas e marcas, com o intuito de optimizar a utilização dos dispositivos móveis, bem como a estrutura da mensagem publicitária ao nível das diferentes partes interactivas e complementares, integrantes no processo de comunicação. O presente trabalho reflecte sobre a intercepção de disciplinas referentes ao estudo do processo comportamental cognitivo e perfil do consumidor, à análise dos dispositivos móveis enquanto tecnologia emergente associados à evolução do software digital, à importância das aplicações móveis nos pequenos ecrãs como via de comunicação directa da marca com o consumidor, à transferência e introdução de elementos associados ao videojogo nestas mesmas aplicações, à função lúdica enquanto porta aberta a um marketing permissivo mais desenvolvido, concluindo com a apresentação de uma possível nova estrutura da mensagem publicitária.porPublicidadeMensagem publicitáriaSuportes digitais móveisJogos de vídeoConsumidorMensagem publicitária nos pequenos ecrãs da iEra em conexão com o consumidormaster thesis201182173