Brito, EuricoDamas, Sandra2023-05-242023-03-272023-01-15http://hdl.handle.net/10400.26/44863É consensual que o Aeroporto Humberto Delgado está saturado e que existe necessidade de alguma humildade nas projeções de procura que se têm feito (Pedro N. Santos; Expresso,2022). A procura de soluções para a saturação do Aeroporto Humberto Delgado e os diversos estudos têm apontado em diversas direções, mas até à data o Aeródromo Municipal de Cascais, apesar de mencionado nunca foi apontado como uma das soluções, visto que, o aumento dos voos é favorável à promoção do investimento estrangeiro e aumento da taxa de emprego de uma cidade (Baker et al., 2015), pareceu-nos relevante o estudo exploratório deste tema. O presente estudo tem como objetivo aferir a possibilidade de otimização do espaço aéreo afeto ao Aeródromo Municipal de Cascais. A otimização da operação deste espaço e dos bons serviços aéreos de uma região, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento económico urbano (Baker et al., 2015). Para o presente estudo, adotamos uma estratégia metodológica mista – qualitativa e quantitativa. No que respeita a recolha de dados, a informação foi recolhida pela realização de entrevistas semidirectas a diversos intervenientes do sector aeronáutico em Portugal, complementando e solidificando o estudo através da análise de dados recolhidos do Aeroporto Humberto Delgado e Aeródromo Municipal de Cascais. Os resultados obtidos determinaram que o Aeródromo Municipal de Cascais apesar de não ser uma infraestrutura recente e moderna, poderá dar os primeiros passos para albergar a Aviação Executiva na totalidade, aliviando assim o Aeroporto Humberto Delgado que neste momento se encontra sobrelotado.There is consensus that Humberto Delgado Airport is saturated and that there is a need for some restraint in the demand projections that have been undertaken (Pedro N. Santos; Expresso,2022). The search for solutions to the saturation of Humberto Delgado Airport and the various studies undertaken to date have pointed in different directions. Until now the Cascais Municipal Airfield, despite being mentioned, has never been pointed out as one of the solutions. Given that the increase in flights is favourable to promoting foreign investment and increasing a city's employment rate (Baker et al., 2015), an exploratory study of this topic seemed relevant. The present study aims to assess the possibility of optimizing the airspace allocated to the Municipal Aerodrome of Cascais. The optimization the operation of this facility coupled with good air services in the region contribute significantly to urban economic development (Baker et al., 2015). For the present study, a mixed methodological strategy was adopted – qualitative and quantitative, with regard to data collection, information was gathered by carrying out semi-direct interviews with various players in the aeronautical sector in Portugal, thus complementing and solidifying the study through the analysis of the data collected from Humberto Delgado Airport and Cascais Municipal Airfield. The results obtained determined that the Cascais Municipal Airport, despite not being a recent and modern infrastructure, could take the first steps to accommodate Executive Aviation in its entirety, thus relieving Humberto Delgado Airport, which is currently overcrowded.porOtimização; Espaço Aéreo; Capacidade; Aeroporto Municipal de Cascais, Aeroporto Humberto Delgado; Aviação ExecutivaOptimization; Airspace; Capacity; Cascais Aerodrome; Humberto Delgado Airport; Executive AviationAeródromo Municipal de CascaisUm contributo para a sua otimizaçãomaster thesis203307984