Casais, BeatrizAlmeida, Ana2020-10-222020-10-222020-09-28http://hdl.handle.net/10400.26/33761Este estudo é relativo a um estágio curricular realizado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 na empresa Pedaços de Cacau, uma pequena empresa que produz e comercializa chocolates artesanais. Trata-se de uma análise às práticas de marketing de conteúdo da empresa no digital, dirigidas aos consumidores finais e aos clientes-empresa, nomeadamente através da sua atividade nas redes sociais Facebook e Instagram, atividade no website e loja online, e newsletter. Com o objetivo de compreender o envolvimento que os clientes sentem em relação ao conteúdo da Pedaços de Cacau, e se este afeta a sua lealdade e os faz querer continuar a ser clientes da marca, realizaram-se entrevistas a cinco dos seus clientes do modelo de negócio Business-to-Business (B2B) e analisaram-se todas as publicações do Facebook e Instagram que a Pedaços de Cacau fez durante o período de estágio. Foi, também, analisado o conteúdo do website e da newsletter. Depois de uma análise de conteúdo aos dados obtidos quer das práticas de marketing de conteúdo da empresa como da auscultação do mercado, concluiu-se que os clientes no setor B2B se encontram mais envolvidos com a empresa, mostrando-se leais e satisfeitos com a Pedaços de Cacau; por outro lado, a análise das publicações do Facebook e do Instagram mostrou que existem poucas interações com os consumidores finais, o que revela pouco envolvimento com estes clientes. Em consequência desenvolveu-se um conjunto de recomendações estratégicas de marketing de conteúdo orientadas para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos de aumento de notoriedade e envolvimento com os seus clientes. Palavras-chave: Marketing de Conteúdo; Inbound Marketing; Redes Sociais; Funil de Vendas e Marketing; Envolvimento.porMarketing de conteúdoInbound MarketingRedes sociaisFunil de vendas e marketingEnvolvimentoPlano de marketing de conteúdo para a Pedaços de Cacaumaster thesis202526895