Farinha, José Manuel TorresNiño, Oswaldo José Batista2022-12-142022-12-142022-09-262021-11-29http://hdl.handle.net/10400.26/42643A gestão da manutenção é cada vez mais uma condição essencial para as empresas, designadamente industriais, que pretendem melhorar o desempenho, longevidade e fiabilidade dos seus equipamentos, bem como melhorar os tempos de produção, reduzindo custos e sustentando o funcionamento da infraestrutura. Visando esses benefícios, a empresa Paul Stricker decidiu, há cerca de três anos, criar o departamento de manutenção. Para este efeito foi construída uma oficina e estabelecida uma equipa técnica para lidar com as necessidades da produção e cuidar da infraestrutura da empresa. No final de 2019 foi ampliado o parque de máquinas, em cerca de 40%, com a aquisição de novas máquinas e feita a ampliação da área de produção disponível. Devido a esse incremento, aumentou também o trabalho da manutenção, a qual, devido ao elevado número de tarefas, cresceu de forma desorganizada e mais voltada a “apagar fogos”. Tornou-se necessário organizar o departamento, implementar novas medidas e atualizar as políticas internas que tinham sido aplicadas quando a equipa de manutenção foi criada. Com vista a uma filosofia mais dinâmica que permitisse poupar tempo e esforço foi definido que a filosofia que melhor coincide com os valores da empresa é a do pensamento Lean. Foi desta forma que surgiu este projeto, visando tirar do papel ideias que nunca tinham sido concretizadas pela alta exigência que as mudanças no parque de máquinas e pelo crescimento das instalações representavam ao nível de tempo e horas de trabalho, para mudar o modo de atuar do setor da manutenção para uma forma mais organizada e eficiente.porManutençãoOrganizaçãoLeanOrganização e Gestão Lean da Manutenção na Empresa Paul Strickermaster thesis203108701