Silva, Jéssica Petronilha daFeitosa, Lígia Rocha CavalcanteCord, Denise2022-10-282022-10-282022-09-30Silva, J. P., Feitosa, Lígia R. C., & Cord, D. (2022)0874-2391http://hdl.handle.net/10400.26/42123O campo de conhecimento da psicologia defende que investir no acolhimento no ensino superior podem promover e fortalecer a trajetória da comunidade estudantil. O objetivo desse artigo foi mapear as concepções de acolhimento no ensino superior nos artigos da área da psicologia. Foram identificados 23 estudos que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, associam o conceito de acolhimento à permanência e à integração de estudantes. Para futuras pesquisa, defende-se incluir no debate o reconhecimento das universidades como espaços de aprendizagem e de potência da comunidade acadêmica, do papel social que essas instituições possuem e, ainda, das contribuições da Psicologia no desenvolvimento de alianças e redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento das vivências universitárias dos estudantes.poracolhimento; ensino superior; psicologia; vivências universitárias.MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTEjournal article