Dias, Maria do RosárioCruz, João Amaral daMartins, Nádia Leitão2016-03-092016-03-092015Dias MR, Cruz JA, Martins NL. I am Favolas: A health education instrument in dentistry. Journal of Human Growth and Development. 25(3): 325-330. Doi: http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.1060120104-12822175-3598http://hdl.handle.net/10400.26/11982"Introdução: uma boa saúde oral torna-se fundamental para a existência de um estado de boa saúde sistêmica. Apesar disso, a cárie dentária constitui-se como um dos maiores problemas de saúde pública dos nossos dias. Nesse sentido, combater a cárie evoca o dever dos profissionais de saúde em promover o ensino ao doente para que possam capacitar os doentes-saudáveis de hábitos de higiene oral que previnam o aparecimento desta mesma doença ou a sua recidiva. Objetivos: utilização de pictogramas e de macro modelos de modo a promover a cooperação e a participação da criança, reforçando a importância da linguagem não-verbal no setting de consulta em Odontopediatria. Métodos: foram criados instrumentos originais de Educação para a Saúde (EPS), maioritariamente baseados em pictogramas, destinados a crianças na faixa etária dos 5 aos 7 anos de idade. Resultados: a comunicação não-verbal permite a sedimentação de um vínculo relacional entre o Medico Dentista-criança, possibilitando a continuidade do trabalho clinico e a participação ativa da criança. Conclusão: a aplicação de pictogramas lúdicos em crianças, na consulta de Odontopediatria, constitui-se como uma mais-valia no âmbito da Educação para a Saúde Oral, promovendo uma perspetiva doentocêntrica, bem como o incremento do papel ativo e participativo do doente no setting terapêutico."porSetting terapêuticoEducação em odontologiaOdontopediatriaEu sou o Favolas: um instrumento de educação para a saúde em Dentisteriajournal article10.7322/jhgd.106012