Cavalheiro, Luís Manuel Neves da Silva, 1965-Martins, Daniela Margarida Cabrita Paixão2016-12-222016-12-222014http://hdl.handle.net/10400.26/17041Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) no “World Report on Disability - 2011”, estimou que 15 % da população mundial vive com incapacidade, incluindo crianças. Medir incapacidade é essencial para o desenvolvimento de programas e politicas que promovam a integração e a participação dos indivíduos que vivem com incapacidade assim como, para perceber a efetividade de intervenções ao nível dos cuidados de saúde, torna-se necessário perceber o impacto das limitações funcionais na atividade e participação do indivíduo. Objectivo: Validar e adaptar a ASK© (nos seus dois módulos ASK©c e ASK©p) para português, para que posteriormente possam ser utilizadas por profissionais de saúde, em crianças dos 5 aos 15 anos com limitações funcionais derivadas de uma determinada condição de saúde. Material e métodos: A adaptação cultural da ASK©, foi conduzida através da metodologia sequencial. Para avaliar a validade e fiabilidade, esta versão foi administrada conjuntamente com a KINDL a 88 crianças (10±3 anos) com limitações funcionais. O estudo da reprodutibilidade foi efetuado numa 2ª aplicação da ASK num espaço de uma a duas semanas após o momento inicial. Resultados: Após obtenção da equivalência semântica e de conteúdo, a versão portuguesa da ASK demonstrou bons valores de reprodutibilidade (CCI-ASK_D =0.986 e CCI-ASK_C =0,978) e de consistência interna (ASK_D - α=0,980 e ASK_C - α=0,972). As correlações obtidas entre a ASK e a pontuação global da KINDL foram positivas e moderadas. Conclusões: A versão portuguesa da ASK demonstrou valores aceitáveis de validade e fiabilidade.porCriançaCrianças com deficiênciaEscalasEstudos de validação como assuntoActivity Scale for KidsAdaptação cultural e validação para a população portuguesa da Activity Scale For Kids (ASK©)master thesis201484790