Raposo, AnaRodrigues, Liliana2022-01-122022-01-122021-11-12http://hdl.handle.net/10400.26/38793A Europa enfrenta mudanças demográficas com o rápido e crescente envelhecimento da sua população. Este envelhecimento é visível na evolução da estrutura etária da população e reflete-se no aumento de idosos e na diminuição de pessoas em idade ativa na população total. Os idosos enfrentam uma sociedade cada vez mais tecnológica, acelerada pela pandemia do COVID-19, fazendo com que se sintam naturalmente excluídos, principalmente pela dificuldade em manusear e usar a tecnologia, pela dificuldade de acesso a essa tecnologia e pela sensação de incapacidade de aprender novas coisas. A falta de competências digitais na população idosa é muitas vezes sinónimo de isolamento social, segregação no acesso à informação e serviços, perda de autonomia e aumento do sentimento de incapacidade de adaptação à sociedade. Melhorar as competências digitais dos idosos é uma forma de melhorar a sua qualidade de vida, proporcionando um estilo de vida ativo e liberdade de escolha e decisão. O objetivo deste projeto foi o levantamento de material didático e websites de aprendizagem específicos para a população idosa a nível nacional e europeu e a partir daí o desenvolvimento de um site de aprendizagem e de materiais didáticos utilizando uma abordagem de design centrado no utilizador, testes de usabilidade e inclusão dos utilizadores finais ao longo do ciclo de desenvolvimento do produto, fornecendo assim informações sobre como os utilizadores reais interagem com o sistema. Dessa forma, foi possível conceber uma plataforma de aprendizagem para idosos, bem como materiais didáticos que lhes permitem adquirir competências e conhecimentos digitais de forma gratuita e inclusiva.porUser interfaceGuidelinesBoas práticasICTSKILLS4Allmaster thesis202787052