Lopes, PaulaSantágueda Balsinha, António José2017-07-272017-07-272017-07-202017-07-11http://hdl.handle.net/10400.26/18695Esta dissertação tem por objectivo perceber a importância do serviço pós-venda no negócio B2B internacional. O caso analisado é uma empresa que vende um produto para empresas do sector indústrial e que mantém a ligação com os clientes empresariais através de um serviço gratuito que ajuda a manter um consumo equilibrado do produto vendido. A revisão de literatura destaca a importância do factor de relacionamento com o cliente no âmbito da comunicação, um dos P’s do Marketing, através da figura do profissional que ajuda o processo das vendas no inicio e que se torna gestor de cliente no pós-venda. Destaca ainda as diferentes características do negócio B2B para sectores específicos. O estudo empírico engloba uma análise de conteúdo web do site da empresa estudada, entrevistas a profissionais do sector para recolher a informação necessária à elaboração de um questionário aplicado a cinco empresas que são clientes e que compram o produto principal, tintas em pó para indústria, e utilizam o software de manutenção, um serviço gratuito fornecido pela AKZONOBEL.porMarketing, Marketing B2B, Sector de tinta em pós para a indústria.Marketing B2B no Sector da Pintura Industrialmaster thesis201724111