Ribeiro, MariaDuarte, Cristina2016-01-202016-01-202015-12-22http://hdl.handle.net/10400.26/11002A organização espacial em contexto de creche, alia-se ao corpo e aos afectos, que impulsionam o saber, visto que são aspectos que ajudam a sedimentar as vivências transformando-as em conhecimento. Este conjunto é algo que não se separa, visto que, eu conheço o espaço através do corpo, mas só conseguirei explorá-lo se tiver um apoio emocional/afectivo que assegure confiança para me aventurar por entre o espaço, com o apoio de objectos significativos. O presente trabalho sedimentou-se numa sala de creche com crianças dos 8 aos 18 meses. O estudo decorreu através de uma observação participante tendo como método de recolha as notas de campo que auxiliaram o espontâneo e as actividades planeadas que se edificaram através de uma intenção. Conclui-se que o acto de refletir e de intervir são cruciais para uma acção pedagógica mais coerente e focalizada para o que é essencial.porEducação Pré-EscolarOrganização EspacialAfetosCorpoCrecheA organização espacial, o corpo e os afetos vividos numa sala de creche com crianças dos 8 aos 18 meses de idademaster thesis201004178