Simões Ganilho, Eduardo Jorge2019-06-202019-06-202013http://hdl.handle.net/10400.26/28960Não pretendendo ser exaustivo este paper faz uma abordagem à Responsabilidade Social das organizações, numa altura em que o mundo vive uma crise à escala global. O conceito de Responsabilidade Social tem evoluído ao longo do tempo, existindo várias definições. Isto é resultante da tomada de consciência crescente, dos inevitáveis impactes sociais, económicos e ambientais, que a atividade das organizações provoca num mundo globalizado. Abordar a Responsabilidade Social sob uma perspetiva estratégica é considerado um passo importante para a competitividade das organizações, dados os benefícios que se podem obter em matéria de gestão dos riscos, redução dos custos, acesso ao financiamento, imagem e capacidade de inovação entre outros aspetos. A crescente importância desta temática concorreu para a necessidade de criar modelos e orientações a nível internacional com o intuito de definir boas-práticas; são exemplos: as Orientações para as empresas multinacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, os dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, a norma-guia sobre Responsabilidade Social ISO 26000, a Declaração de princípios tripartida da Organização Internacional do Trabalho sobre empresas multinacionais e política social, ou os Princípios orientadores das Nações Unidas sobre empresas e direitos humanos. Para que a Responsabilidade Social se torne uma prática corrente das organizações, é indispensável desenvolver os conhecimentos e competências necessários. Por outro lado, é preciso mais investigação interdisciplinar sobre a Responsabilidade Social. As instituições de ensino superior e outros estabelecimentos de ensino têm um papel fundamental, ao incorporarem a Responsabilidade Social nos programas de ensino e investigação.porCompetitividadeDesenvolvimento SustentávelÉticaResponsabilidade Social.A Responsabilidade Social das Organizações no contexto de uma crise globaljournal article