Pereira, DeborahDores, Luís2025-02-012025-02-012025-01-17http://hdl.handle.net/10400.26/54134O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada referente ao 2.º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e transdisciplinares de Almada, no Instituto Piaget. O objetivo da realização deste trabalho é apresentar todo o processo do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, evidenciando as competências desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2023/2024 enquanto lecionei as turmas do 6.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. Este relatório encontra-se dividido em quatro áreas que procuram abranger todos os pontos importantes para o enquadramento do estágio realizado, sendo elas: Área I - Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na Área I, é feita a caraterização do agrupamento de escolas onde realizei o estágio, evidenciando algumas informações, como os recursos espaciais das escolas, o calendário escolar, o roulement de instalações, bem como uma breve caraterização das turmas acompanhadas. Na Área II, é feita referência a como foi feito o planeamento e que estratégias foram utilizadas, tal como as opções de ensino a praticar e como decorreu o processo de avaliação das turmas. Na área III, é abordada a relação com a comunidade educativa, como o papel da direção de turma e do desporto escolar e algumas das atividades participadas. Por fim, a área IV apresenta toda a investigação realizada no decorrer do estágio, evidenciando os principais resultados encontrados, bem como todos os procedimentos e métodos utilizados. A investigação teve como objetivo perceber a influência de um treino de flexibilidade através do método de Facilitação Neuromuscular Propriocetiva (FNP) na velocidade máxima em 10 e 20 metros e nos níveis de flexibilidade dos participantes, avaliando se existia uma relação entre as variáveis nos momentos pré e pós aplicação do programa de treino.porRelatório finalEstágioEducação físicaEnsinoFlexibilidadeVelocidade de sprintFNPEfeito de um programa de treino de flexibilidade através do método de facilitação neuromuscular propriocetiva (FNP) na flexibilidade e na velocidade máxima em 10 m e 20 m em alunos do 6.º, 7.º e 10.º anos de escolaridademaster thesis203852370