Marchão, Amélia2014-07-102014-07-102013-06-05http://hdl.handle.net/10400.26/6554No âmbito das práticas curriculares e pedagógicas que afirmam a escola para todos, cabe a educação para a igualdade de género, sobretudo porque na formação de uma criança cidadã importa educar para a igualdade de direitos apesar de, em simultâneo, se educar para a aceitação e rentabilização das diferenças entre uns e outros. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados (ainda que em síntese) de estudos de investigação cujos objetivos têm privilegiado o conhecimento sobre as conceções de género na infância; sobre as conceções de género que influenciam as conceções das crianças, nomeadamente as conceções de género das profissionais e as conceções de género das e dos encarregadas(os) de educação e as conceções de género subjacentes e evidentes na escolha dos manuais escolares adotados pelas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, e também têm tentado identificar práticas educativas e curriculares que podem contribuir para a igualdade de género.porEducação de infânciapráticas pedagógicascurrículoigualdade de oportunidades de géneroEducar para a igualdade de género no contexto da educação básicaconference object