Simões, António SantosPereira, Rodrigo Simões2022-06-062022-06-062022-04-282021-12-13http://hdl.handle.net/10400.26/40915Este trabalho tem dois objetivos. O primeiro visa sensibilizar o leitor para a temática da sinistralidade rodoviária através da apresentação cuidada de dados relativos aos acidentes rodoviários ocorridos em alguns continentes em especial o europeu. O segundo procura garantir uma abordagem na mesma temática focada no território português. Para a compreensão do estado e evolução nacional das tragédias ocorridas nas estradas portuguesas relativamente ao número de mortos, ao número de feridos graves, ao número de feridos ligeiros e ao número de acidentes ocorridos, serão apresentados os valores ocorridos destes numa amostra temporal de 18 anos (2000- 2018), assim como as principais características humanas e ambientais que influenciam a ocorrência dos mesmos. No âmbito do segundo objetivo é efetuada uma análise das formas de obtenção de informações dos locais de ocorrência dos acidentes, e apresentadas as fórmulas matemáticas usadas para a obtenção de indicadores, como velocidades iniciais dos veículos, quantidade de energia envolvida na colisão, entre outros.porAcidentes rodoviáriosReconstruções computacionaisColisãoModelo multicorpoModelo corpo rígidoEstudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviáriosmaster thesis203015240