Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Araújo, Jacileide Barboza2022-05-162022-05-162022http://hdl.handle.net/10400.26/40546Com base em observações e experiências vividas dentro da escola, percebe-se que há certo descompromisso com a inclusão efetiva de alunos surdos, porque de forma geral, os professores e demais atores envolvidos tendem a direcionar equivocadamente o trabalho do intérprete de LIBRAS. Incluir na teoria, é proporcionar atendimento e educação capazes de favorecer oportunidades iguais, na prática, o que se vê, é um processo lento amarrado ao preconceito, desinformação, descaso e falta de compromisso de muitos. Os procedimentos metodológicos incluem, além da aplicação prática, o levantamento de informações e análise de material já elaborado constituído por livros e artigos científicos sobre o tema, especificamente, ou na abordagem do mesmo de maneira indireta. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, localizado no Bairro Trizidela em Barra do Corda – MA. Participaram do levantamento de dados intérpretes de LIBRAS atuantes na unidade de ensino, professores e familiares de alunos surdos. Foram utilizados questionários semiestruturados abertos para os familiares e fechados para os demais participantes. Constatou-se que é preciso além de uma melhor formação para professores e intérpretes, buscar meios que facilitem o trabalho de ambos profissionais atendendo às necessidades dos alunos surdos com deficiência intelectual. O desafio do tradutor interprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos e com deficiência intelectual associa-se essencialmente com falta de estruturação, deficiências na formação e nas propostas curriculares dos cursos de graduação, atuação limitada e por vezes improvisada, carência de um número de profissionais que esteja de acordo com a demanda existe.porEducação de SurdosInclusãoIntérprete de LIBRASDeficiência IntelectualO trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MAmaster thesis203007220