Picado, João2013-12-272013-12-272013-12-27http://hdl.handle.net/10400.26/5127O mundo da comunicação, e do jornalismo em geral, está em permanente mudança. Mas hoje podemos dizer que vive um período de convulsão. Os desafios são grandes. A procura de novos modelos de negócio, saber como fazer jornalismo em novos meios, como a Internet, são preocupações transversais às empresas de média, sejam elas portuguesas, espanholas, norte-americanas ou indianas. A problemática é global. Com a evolução tecnológica, as plataformas móveis – smartphones e tablets – conquistaram o seu espaço e estão a crescer. Não só se assumem como agentes ativos como ameaçam meios estabelecidos, como são os casos da imprensa escrita, da televisão e da rádio. Os média que aí operavam viram nestes suportes uma janela aberta para chegarem a mais pessoas e difundirem com maior eficácia a informação que produzem. Neste estudo, procurámos saber de que forma três meios de comunicação social portugueses – o Público, a RTP e a TSF – entraram nas novas plataformas, de que modo continuam com uma identidade própria criada na origem e até que ponto exploram as novas potencialidades relacionadas com as novas plataformas. Os resultados não foram animadores. Há ainda um grande trabalho a fazer nesse sentido. Sentimos que os média nacionais ainda andam à procura da melhor forma de estarem nestes suportes. Tal como aconteceu com a Internet, no seu início, também agora o tempo é de exploração e descoberta.porOs média tradicionais nas novas plataformas - Análise comparativa das aplicações do Público, da TSF e da RTP para iPadmaster thesis202461211