Lemos, MargaridaLopes, Maria2018-03-062018-03-062018-02-09http://hdl.handle.net/10400.26/21863Uma marca permite conhecer “um pouco melhor a história de lugares que hoje são nossos, mas que já foram de muitos outros que nos antecederam e também dos que contribuíram para que nós hoje ainda os possamos usufruir.” (Teresa Aparício, A. 2013) A presente proposta teve por intenção realizar estudos académicos na área da identidade corporativa e realizar um projeto de identidade visual para o município de Abrantes. As cidades cada vez mais recorrem ao design de comunicação para construção de uma identidade gráfica que lhes dê reconhecimento, notoriedade e diferenciação. Esta necessidade torna-se ainda mais premente num mundo cada vez mais global e fluído em que as viagens e as trocas comerciais potenciam contatos. A captação de investimento e turismo para as regiões requer estratégias de comunicação baseadas em marcas e submarcas que as representem enquadradas, em contextos específicos das regiões, nos âmbitos económico, cultural e social. Estas transformações solicitam novos instrumentos de análise e novas abordagens, emergindo o branding de cidades ou regiões, como estratégia de construção de uma identidade geográfica consubstanciada em marcas e logótipos. A abordagem projetual definida teve como pressupostos a preservação de alguns dos elementos constituintes da heráldica existente, de modo, a estabelecer uma identidade gráfica transversal a todas as freguesias, evitando ruturas com a linguagem e identificação da comunicação já estabelecida com a comunidade local. A nova identidade gráfica pretende unificar a caracterização gráfica do concelho e preservar elementos de identidade que permanecem nas regiões e nos seus símbolos.porDesignBrandingIdentidade CorporativaMarca GráficaMunicípioAbrantesUma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantesmaster thesis201871181