Menezes, KarlaFigueiredo, João Paulo Ferreira2021-04-272021-04-272021-04-09http://hdl.handle.net/10400.26/36309As evoluções tecnológicas que se têm vivenciado nos últimos anos, nomeadamente com a crescente e abundante utilização e influência das redes sociais, levaram a uma facilidade e rapidez de acesso à informação. Atualmente, qualquer pessoa é capaz de obter a informação que deseja num breve espaço de tempo, além de que está a um clique de distância de conhecer opiniões alheias acerca de qualquer tema. As pessoas já não querem ser interrompidas por publicidade, criando-se, assim, um efeito negativo quando tal acontece. Vivemos numa era em que as pessoas preferem companhia, de forma a ter a possibilidade de aceder a qualquer tipo de conteúdo quando o desejarem. Neste sentido, as marcas têm atribuído cada vez mais importância ao Marketing de conteúdo. Este estudo de caso da Samsys, baseado na experiência de estágio curricular, tem como objetivo perceber e analisar se o conteúdo que é criado pela marca nas suas redes sociais tem influência na aquisição de novos clientes, em contexto Business-to-Business. Neste sentido, procedeu-se a uma triangulação de dados com recurso a uma entrevista semiestruturada ao responsável pela criação de conteúdo da Samsys, uma observação participante nas redes sociais da marca e um inquérito por questionário ao público-alvo representado por 149 inquiridos. Assim, este estudo permitiu aprofundar os conhecimentos acerca do público-alvo da Samsys, nomeadamente a nível de hábitos de pesquisa e de preferências relativamente às redes sociais e ao conteúdo, assim como se verificou que, para este estudo de caso, existe efetivamente influência entre a criação de conteúdo nas redes sociais e a aquisição de novos clientes no mercado Business-to-Business.porMarketing digitalMarketing de conteúdoRedes sociaisAquisição de clientesMercado business-to-businessA influência da criação de conteúdo em redes sociais na aquisição de clientes B2Bmaster thesis202708128