Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Lameiro, Ana Raquel Gomes2020-07-202020-07-202020http://hdl.handle.net/10400.26/32938O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo apresentar o estudo sobre a perspetiva das crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o brincar. O estudo procura dar voz e conhecer as conceções das crianças acerca do brincar. Sendo as crianças as protagonistas, a metodologia escolhida para a recolha de dados foi a Abordagem Mosaico criada por Alison Clark e Peter Moss. Esta metodologia permite que, até as crianças mais pequenas, possam partilhar as suas ideias e pensamentos com os (as) adultos (as), através de formas que não impliquem a linguagem verbal, como o desenho e a fotografia. Tratando-se de um estudo qualitativo, os dados recolhidos são em forma de palavras ou imagens. Os dados obtidos foram categorizados, e posteriormente triangulados, permitindo assim responder às questões de partida. As conclusões obtidas permitiram entender que existem diferentes perspetivas das crianças sobre o que é brincar, que distinguem brincar de outras ações e que existe uma grande diversidade de ideias no que respeita ao espaço.porBrincar: a perspetiva das crianças em jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básicomaster thesis202485293