Pinheiro, António Miguel RibeiroBatista, Rui Pedro Faria2016-12-142016-12-142013-12-12201102463201102463http://hdl.handle.net/10400.26/16807Serve a presente dissertação, “A crise de identidade do Algarve”, como método de reflexão sobre o impacte do turismo na área do Algarve. É uma hipótese de estudo motivada pela experiência do projeto1 de investigação de comparação da costa do Algarve com a costa da Dalmácia onde os alunos de projeto tiveram a oportunidade de analisar e refletir mais alargadamente, o fenómeno do turismo, quer na vertente arquitetónica, quer na identidade do local a que esse se destina. O estudo segue uma linha de investigação arquitetónica e análise do tipo de turismo, de turista e de ocupação territorial desenvolvida a partir dos anos 40. Tenta compreender o fenómeno dos anos 60, momento em que surge o modelo de turismo em massa, com o desenvolvimento dos países pós-industrializados do Norte da Europa. (O aparecimento do direito a férias remuneradas em Portugal, o surgimento de uma cultura de ócio, a generalização do transporte e a democratização do automóvel.) De uma forma quase espontânea, o Algarve sofre uma transformação territorial por via do rápido desenvolvimento turístico, com o qual surge a necessidade de construção e infraestruturação do seu território, para dar resposta a uma população que se tornou variável ao longo do último ano e das últimas décadas. O objetivo deste trabalho é compreensão das alterações sentidas no Algarve, tendo por estudo décadas específicas (40, 60 e 80), tentando perceber em que é que a arquitetura e os acontecimentos socioeconómicos influenciaram ou não na identidade do território. Para mostrar o que mudou, efetuou-se uma comparação de três propostas de arquitetura realizadas nas décadas de 40, 60 e 80, assim como o tipo de habitantes e o tipo de envolventes.This thesis named "Algarve identity crisis" aims to do a reflection about the impact of tourism in the Algarve. The study is motivated by the experience of an investigation project that compares the Dalmatian coast with the coast of Algarve, where we had the opportunity to do an extended analysis and reflection about the tourism relation to the architecture and to the identity of the place to where it is destinated. The study follows a line of architectural research and analysis of the type of tourism, tourists, and territorial occupation since the 40s. It aims to understand the phenomenon of the 60s, when appeared the mass tourism model due to the development of post-industrialized countries of Northern Europe. By this time comes the right to have paid holidays in Portugal and emerges a culture of leisure, while the generalization of transports happens like the democratization of cars. The Algarve quickly suffers a territorial transformation thanks to the increased tourism development. This leads to the need to build and create infrastructures in Algarve's territory in response to a variable population over the years and the last few decades. The aim of this work is not an exhaustive and detailed analysis of one or more buildings or the determination of the historical truth of the logic occupation tourist. The purpose of this thesis is the understanding of the changes experienced in the Algarve, as this is the area that can be considered furthest from the Portuguese territory. To show what has changed, the following study does a comparison of three architecture proposals done in the 40s, 50s and 60s, with the type of habitant and type of environment.porFNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho)INATELHotel da BalaiaCerro BrancoIdentidadeTurismoTuristaAlgarveFNAT (Nation Foundation for joy at work)IdentityTourismTouristA crise de identidade do Algarve: a relação entre o perfil do turista e a arquitetura entre 1940 e 1980master thesis201102463