Duarte, RogérioPereira, Marco António dos Reis2013-05-302013-05-302011-11http://hdl.handle.net/10400.26/4325Dissertação de Mestrado em EnergiaO parque escolar público tem vindo a ser objeto de investimentos significativos de renovação e melhoramento das infraestruturas. A recente regulamentação da qualidade do ar interior tornou-se uma exigência nos edifícios escolares levando a alterações no modo de ventilar as salas de aula, nomeadamente pela adoção de sistemas mecânicos de ventilação e climatização. Para as equipas gestoras escolares, muitas vezes desconhecedoras da importância da qualidade do ar e a braços com severas reduções orçamentais, a ventilação constitui um sorvedouro de recursos difícil de justificar. Importa, portanto, compreender formas de cumprir a regulamentação, assegurar a qualidade do ar e minimizar o custo de exploração dos sistemas de ventilação. Após a contextualização das grandes obras públicas em edifícios escolares concentra-se a atenção numa escola reabilitada pela Parque Escolar. Define-se uma sala de aula tipo e define-se sistemas de climatização com 100% de ar novo e caudal de ar constante (DOAS-CAV) ou caudal de ar variável e controlo de concentração de CO2 (DOAS-DCV). Modelam-se numericamente os conjuntos sala de aula tipo com: ventilação natural, sistema DOAS-DCV e sistema DOAS-CAV. Procede-se a estudos de validação dos modelos desenvolvidos. Apresentam-se resultados de desempenho dos três conjuntos. Concluem-se vantagens e desvantagens do sistema DOAS-DCV. Critica-se a exequibilidade de ventilar naturalmente salas de aula, face à atual legislação.porClimatizaçãoControloDióxido de carbonoQualidade do ar interiorEscolaSala de aulaSimulação energética de edifíciosEnergyPlusMEClimatização de salas de aula com controlo de CO2master thesis