Martins, MadalenaLopes, Maria dos Anjos Pereira2018-08-302018-08-302010-06Pensar Enfermagem, Vol. 14 N.º 1 1º Semestre de 2010http://hdl.handle.net/10400.26/23961A comunicação por telefone surge como recurso de aproximação e qualidade de atendimento ao doente/família pela equipa de saúde, numa área subjectiva como é o alívio do sofrimento e controlo da dor crónica. O objectivo do estudo foi compreender o processo de cuidados implícito na consulta telefónica ao doente/família com dor crónica na Unidade Dor, do Hospital Garcia de Orta com vista a incrementar novas medidasfavorecedoras da tomada de decisão da equipa de saúde. A metodologia do estudo reveste-se das características de estudo de caso. Os dados obtiveram-se atravésde análise de registos das consultas telefónicas, observação participante e entrevistas formais às 4 enfermeiras,103 doentes e familiares, e informais a 3 médicos. Os resultados obtidos permitem conhecer o nível de satisfação dos doentes e famílias bem como os principais motivos que impulsionam os doentes a telefonar para a Unidade de Dor que são: a gestão do regime terapêutico e os problemas decorrentes da doença ou da terapêutica. Conclui-se que a consulta telefónica é referida como um recurso importante para o doente/família, sendo salientado o nível de exigência intrínseco ao processo de cuidados num tipo de interacção não presencial. Esta exigência situa-se na articulação do circuito informativo virtual entre o doente, a enfermeira e o médico e o retorno da informação ao doente.porIntervenção em enfermagemDor crónicaContinuidade de cuidadosConsulta telefónicaComunicação em saúdeA consulta telefónica como intervenção de enfermagem ao doente e família com dor crónica, numa unidade de dorjournal article