Castro, CidáliaFigueiredo, Rita Mafalda Oliveira2024-10-082024-10-082024-07-11http://hdl.handle.net/10400.26/52450Relatório de Estágio para obtenção do grau de mestre na Escola Superior de Saúde Egas MonizO traumatismo crânio-encefálico constitui-se como um problema de saúde com elevada prevalência a nível global, com impacto social e económico marcante, sendo mesmo considerado uma epidemia silenciosa. A prevenção e educação rodoviária são as formas de evitar a lesão primária, quando esta acontece as intervenções de enfermagem especializada são fundamentais na prevenção do desenvolvimento de lesões secundárias, fazendo a diferença no outcome da pessoa em situação crítica vítima de traumatismo crânio-encefálico. Com o intuito de investigar a evidência científica mais recente sobre o objeto de estudo, realizámos uma scoping review, conduzida segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley. Na elaboração do presente relatório recorremos a uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva das experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e competências técnicas e científicas, fundamentais à atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem, nos contextos de estágio, realizados num Serviço de Urgência Central e numa Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos de um Hospital Central. Concetualmente, como linha orientadora do pensamento em enfermagem, alicerçamo-nos na Teoria das Transições de Afaf Meleis. Todo este percurso foi suportado pelos Regulamentos de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e pelos descritores de Dublin que qualificam o segundo ciclo de formação, conducente ao Grau de Mestre em Enfermagem.Traumatic brain injury is a health problem with a high prevalence worldwide, with a marked social and economic impact, and is even considered a silent epidemic. Prevention and road safety education are the ways to avoid primary injury. When this happens, specialised nursing interventions are fundamental in preventing the development of secondary injuries, making a difference to the outcome of the person in a critical situation who has suffered a traumatic brain injury. In order to investigate the latest scientific evidence on the object of study, we carried out a scoping review, conducted according to Arksey and O'Malley's methodological framework. In developing this report, we used a descriptive, critical and reflective methodology of the experiences we had throughout our training programme, to acquire, develop and consolidate technical and scientific knowledge and skills, which are fundamental to the award of the title of Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the Area of Nursing for the Person in Critical Situation and Master's Degree in Nursing, in the internship contexts carried out in a Central Emergency Department and a Neurocritical Intensive Care Unit at a Central Hospital. Conceptually, as a guideline for nursing thinking, we are supported by Afaf Meleis' Transitions Theory. This entire journey was guided by the Regulations on the Common Competences of the Specialist Nurse, the Specific Competences of the Specialist Nurse in Critical Care Nursing and the Dublin descriptors that qualify the second cycle of study, leading to a Master's Degree in Nursing.porEnfermagem médico-cirúrgicaCuidado especializadoPessoa em situação críticaTraumatismo crânio-encefálicoIntervenções de enfermagem especializada na prevenção de lesão secundária na pessoa em situação crítica vítima de traumatismo crânio-encefálicomaster thesis203703235