Serra, IsabelCristino, Carla Alexandra de Sousa Boura Santos2016-11-252016-11-252012http://hdl.handle.net/10400.26/16050Mestrado, Enfermagem em Saúde Materna e Obstetrícia, 2012, Escola Superior de Enfermagem de LisboaObjetivo: Apresentar o percurso realizado durante o ER, no 2º ano do 2º CMESMO, da ESEL, no que se refere ao aprofundamento teórico sobre as intervenções de enfermagemespecializadas que promovem uma vivência positiva do trabalho de parto dasadolescentes, a jornada reflexiva levada a cabo durante e após o mesmo, e ainda sobreas competências adquiridas nessa trajetória. Metodologia: Foi realizada uma revisãosistemática da literatura, utilizando o meta pesquisador EBSCOhost, envolvendo as bases de dados CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text, Academic Search Complete e Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive. Foi utilizado o método de PI[C]O e selecionados 9 artigos do total de 293 encontrados. Aplicou-se um questionário às EESMO de forma a conhecer a sua perceção sobre o cuidar da parturiente adolescente. Resultados: Quanto à revisão sistemática encontraram-se 2 categorias: Compreender o Fenómeno do Parto na Adolescência e Intervenções de Enfermagem Especializadas. As EESMO utilizaram expressões que foram organizadas nos seguintes temas: as parturientes adolescentes, a relação que se estabelece, o apoio e os cuidados de enfermagem. Conclusões: As adolescentes podem necessitar de maior suporte e apoio no momento do parto e os cuidados de enfermagem especializados devem ter em conta as 3 fases do desenvolvimento psicossocial (adolescência precoce, intermédia e tardia).application/pdfporEnfermagem materno-infantilGravidez na adolescênciaIntervenções de enfermagemExperiência do partoO olhar do EESMO sobre o parto na adolescênciadesenvolvimento de competências nos cuidados de enfermagem especializadosmaster thesis