Sá, Maria do CéuSilva, Tiago Jorge Dias da2017-09-152017-09-152017http://hdl.handle.net/10400.26/18947O presente relatório demonstra o percurso realizado no decorrer da Unidade Curricular Estágio com Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem, área de especialização em Enfermagem de Reabilitação, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Pretende-se com o mesmo evidenciar e refletir sobre a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação junto da pessoa com alteração das funções motora, sensitiva e cardiorrespiratória ao longo do ciclo de vida, e em particular, na gestão da doença respiratória crónica na criança/família. Assim, surge como objetivo geral do ensino clínico: desenvolver competências de enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação para cuidar, capacitar e maximizar a funcionalidade de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, promovendo a gestão da doença. Foi construído tendo por base uma prática de cuidados reflexiva com vista ao desenvolvimento de competências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para um cuidar de enfermagem individualizado e especializado. O referencial teórico foi a Teoria Geral do Autocuidado de Orem, uma vez que através da promoção do autocuidado e da maximização das capacidades da pessoa, os cuidados de enfermagem de reabilitação buscam manter e promover o bem-estar, assim como, a recuperação da funcionalidade e a prevenção de complicações. Este relatório, através da apresentação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos evidencia os cuidados de Enfermagem de Reabilitação, nos diferentes contextos de prática clínica, promovendo assim o autocuidado, a gestão da doença e a autonomia.porEnfermagem em reabilitaçãoAutocuidadoDoenca crónicaA intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na gestão da doença respiratória crónica na criança/famíliamaster thesis201829444