Costa, Ana LuísaRodrigues, Sónia ValenteSebastião, Isabel2018-05-042018-05-042018Costa, A.; Rodrigues, S. V. & Sebastião, I. (2018). Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português. In L. G. Correia; R. Leão & S. Poças (Org.). O tempo dos professores (pp. 811-827). Porto: FPCEUP.978-989-8471-26-0http://hdl.handle.net/10400.26/22769Nesta comunicação, propõe-se uma reflexão sobre a configuração epistemológica da didática do Português enquanto conjunto de estratégias facilitadoras das aprendizagens, disciplina de formação de professores e campo de investigação educacional. Pretende-se contribuir para uma problematização da didática como campo autónomo de saberes, uma vez que a didática da língua e da literatura portuguesas têm aparecido ora como subsidiárias dos estudos linguísticos e literários, ora como campo difuso da aplicação de conhecimento teórico de diversas áreas (Alarcão, 2010). A produção técnica e científica nos últimos anos justifica uma discussão sobre o estado da arte da didática. Esta reflexão permitirá clarificar o papel da didática nas práticas de ensino, na produção de materiais, na formação profissional e na investigação. Na dimensão das práticas docentes, parte-se de conceções de professores sobre o papel da didática, resultantes de um inquérito aplicado a professores de Português, para a promoção de um desenvolvimento profissional reflexivo, produtor de saber didático. A formação inicial e contínua, enquanto processo de interação de conhecimento teórico e de práticas, entre professores do ensino básico e secundário e formadores/investigadores, terá vantagens em ser concebida como comunidade de aprendizagem, um espaço gerador de reflexão e investigação didática (Nóvoa, 2007).In this article, we propose a reflection on the epistemological configuration of Portuguese Didactics, conceived as a set of learning strategies, as a teacher training domain and as an educational research field. In the last years, Portuguese Didactics has been seen as a subsidiary field of linguistic and literary studies, as well as a diffuse field for the application of theoretical knowledge (Alarcão, 2010). Opposing this perspective, we intend to contribute to a definition of Didactics as an autonomous field of knowledge and research, since literature in recent years justifies a discussion about the state of the art of Didactics studies. This reflection will contribute to clarify the role of Didactics in teaching practices, in the production of materials, in professional training and in research. An exploratory study, based on the conceptions of teachers about didactics, will be presented. This study was based on the analysis of nine interviews to Portuguese teachers, who reflected on their professional relationship with Didactic issues. Teacher training programs, conceived as a process of interaction between theories and practices, should be explored as the field – the learning community - for reflection and research on Didactics (Nóvoa, 2007).porDidática do portuguêsRepresentaçõesFormaçãoDesenvolvimento profissionalDidactics of portugueseRepresentationsFormationProfessional developmentPara que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do portuguêsbook part