Mariana, MarquesRui, Quadros2020-11-272020-11-272019-12-092019-11-28http://hdl.handle.net/10400.26/34166Nas companhias aéreas, a internet também permitiu a origem de novos canais de distribuição favorecendo o contacto direto com os seus seguidores. Os dispositivos móveis, entre os quais os telefones inteligentes, são as plataformas ideais para promover, comunicar, distribuir e vender. A possibilidade de se comunicar sem qualquer tipo de intermediação permite o contacto direto com o consumidor final, de uma forma rápida e eficaz. Como comunicam as companhias aéreas quando utilizam dispositivos com acesso à internet? Dois objetivos específicos estão enunciados nesta dissertação de mestrado: 1) Elencar quais os serviços mais utilizados e, por outro lado, de que forma podem servir como estratégia de marketing e comunicação. 2) Diagnosticar que tipo de serviços são procurados pelo consumidor quando este utiliza um smartphone, tendo como foco a eficácia, a notoriedade da marca e a fidelização dos clientes. Na elaboração do inquérito foram pré-definidos serviços que os clientes poderiam utilizar quando navegassem numa aplicação móvel. Verificou-se através dos resultados que é possível catalogar diferentes comportamentos patentes nas preferências dos mesmos aquando da escolha dos serviços disponibilizados. Desta forma, é possível criar segmentos de mercado específicos, permitindo satisfazer necessidades e conhecer melhor os clientes.porCompanhias Aéreas, Aplicações para Smartphone, Dispositivos Móveis, Modelos de Negócio das Companhias Aéreas.Transporte Aéreo: Comunicação em Redes Móveismaster thesis