Cabrito, BelmiroTrigueiros da Cruz, Wilson2018-06-112018-06-112015-04-282015-01-21http://hdl.handle.net/10400.26/23080As alterações resultantes da migração do comércio tradicional para o e-commerce podem ser vastas. Este trabalho centra-se nas opções logísticas de entregas por parte de pequenos retalhistas, no mercado de produtos veterinários, quando entram no e-commerce. O desenvolvimento da Internet permitiu a criação de uma nova forma de fazer comércio. Esta nova forma de vender levou as empresas a reorganizar os seus processos, nomeadamente os processos logísticos. Diversos estudos e publicações apontam para a importância da entrega na satisfação dos clientes. Nesta dissertação auscultou-se informantes privilegiados para encontrar modelos alternativos de entrega típicos. Com base nesses mesmos modelos ciou-se, em Microsoft Excel, um modelo que permitiu alterar variáveis de decisão-chave e estudar as implicações dessas diferentes escolhas. Conclui-se que os modelos com entrega em casa ou em pontos de proximidade encerram oportunidades de reduzir em mais de 50% o tempo e quilómetros totais despendidos para fazer chegar os produtos a casa, quando comparado com os clientes deslocarem-se à loja. Também a forma como os pontos de proximidade estão distribuídos tem implicações importantes nos quilómetros totais viajados nos custos totais, podendo mesmo tornar o modelo de entrega em pontos de proximidade mais caro que o modelo de entrega ao domicílio. Ainda que a redução de custos seja um fator importante considerar o mais importante, relativamente à escolha do modelo de entrega, é alinhar o posicionamento comercial do produto com o modelo da entrega.pore-commercee-fulfillmentpontos de proximidadeentrega ao domicíliomodelação de entregasMigração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhiamaster thesis201929856