Nunes, Rosa Maria CorreiaViseu, Clara Margarida PiscoCosta, Ana Carolina de Oliveira2023-02-202023-11-282022http://hdl.handle.net/10400.26/43912A complexidade dos negócios, caracterizada por desafios e mudanças constantes, exige uma gestão estratégica eficaz para assegurar a sobrevivência das organizações. Além disso, o desempenho organizacional superior depende da maturidade da gestão estratégica, ou seja, do estado de pleno desenvolvimento do processo que vai desde a formulação de estratégias de negócio até à sua implementação e monitorização. Assim, é necessário conhecer modelos para avaliar a maturidade da gestão estratégica das organizações, a fim de compreender a que nível se encontram e como desenvolvê-lo. Embora existam diversos modelos de maturidade propostos, que proporcionam uma abordagem quantitativa, o seu estudo empírico ainda é bastante limitado, pelo que o objetivo desta investigação foi identificar o nível de maturidade da gestão estratégica e os seus principais fatores condicionantes em empresas portuguesas. Neste sentido, foi adotada uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário online, de natureza descritiva e causal, a qual foi aplicada a um total de 243 respostas representativas da realidade de igual número de empresas portuguesas, de diferentes tamanhos e setores de atividade. Os resultados do estudo sugerem que o nível médio de maturidade percecionado é de 4, ou seja, otimizado, e que os principais fatores condicionantes da maturidade da gestão estratégica nas empresas estudadas observam a seguinte hierarquia, do mais para o menos importante: liderança e execução estratégicas, gestão de desempenho e responsabilidade social. Esses fatores condicionantes, especialmente os dois primeiros, se trabalhados adequadamente nas organizações, podem alavancar os níveis de maturidade da gestão estratégica. Além disso, a diversidade da estratégia destacou-se como moderadora importante da relação entre os fatores condicionantes e os níveis de maturidade, sendo um aspeto ao qual as empresas devem dedicar atenção aquando da formulação da estratégia competitiva.porGestão estratégicaModelos de maturidadeMaturidade da gestão estratégicaModelos de maturidade da gestão estratégicaEmpresas portuguesasAvaliação da maturidade da gestão estratégica das empresas portuguesas e identificação dos principais fatores condicionantesmaster thesis203160223