Vale, PauloFernandes, Ângela2016-12-052016-12-052014-09-30http://hdl.handle.net/10400.26/16576Este estudo analisa o papel da obra de arte e das expressões artísticas na Educação Pré-Escolar. A pesquisa que sustenta este trabalho foi realizada na Prática de Ensino Supervisionada e tomou como objeto de estudo as crianças da Sala Rosa, da Creche do Povo – Jardim e Infância de Torres Vedras, numa observação não estruturada, direta/participante de forma natural. Deste modo, foi possível estudar as interações das crianças com obras de arte, com outras crianças, com adultos e com o meio. A recolha de dados foi elaborada com as notas de campo e questionários aos pais e às crianças. A análise destes dados revelou que as crianças encontraram na obra de arte um recurso que os fez construir conhecimento em diferentes áreas, ajudou-as a interagir com os seus pares e a estimular a imaginação de modo a tornar os momentos de aprendizagem prazerosos. Há que reforçar que a obra de arte contribuiu para as aprendizagens significativas das crianças fazendo a transversalidade entre as várias áreas de conteúdo, através dos projetos elaborados e ao analisar os questionários respondidos pelos pais. Assim, mostramos que a obra de arte é um importante recurso pedagógico, e que deveria ser mais utilizado no Pré-Escolar.porEducação Pré-EscolarArteExpressões ArtísticasTransversalidadeAprendizagemO papel da obra de arte e das expressões artísticas no pré-escolarmaster thesis201346761