Ramos, CasimiroRusso Fonseca, Maria do Céu2015-07-212015-07-212015-03-25http://hdl.handle.net/10400.26/9437Foi objectivo deste trabalho, avaliar como é vista pelos trabalhadores a Responsabilidade Social nas empresas portuguesas. A amostra foi constituída por 71 pessoas, todas no activo. Tendo sido utilizado um questionário com questões sobre o indivíduo, a empresa e responsabilidade social para analisar o objetivo do trabalho. McGuire (1963) defendeu a ideia que a RS supõe que a empresa não tem apenas obrigações legais e económicas, mas também algumas responsabilidades para com a sociedade. Walton (1967) afirma que o conceito de RS é o reconhecimento da proximidade da relação entre a empresa e a sociedade. Os resultados do trabalho investigação foram analisados utilizando o programa SPSS e Statisca 12.0, com recurso à análise de regressão linear. Do teste de hipótese realizado concluiu-se que apenas a segunda hipótese é possível de ser conclusiva, ou seja que os trabalhadores conhecem melhor o conceito quando as acções tem uma boa divulgação, e que existe um muito melhor conhecimento do que é a RS, quando a empresa faz divulgação das medidas implementadas. De todas as formas, pela análise dos resultados obtidos aos questionários e apesar dos resultados serem animadores, constatou-se que ainda há muito caminho a percorrer em Portugal para que a RS implementada pelas empresas tenha um impacto percecionado pelos trabalhadores e que os mesmos a interiorizem como um valor da cultura organizacional.porResponsabilidade SocialPortuguesaAmbienteNormasFilantropiaResponsabilidade Social nas Empresas Portuguesasmaster thesis201946726