Reis, HelenaOliveira, Margarida2020-11-052020-11-052020-05-21http://hdl.handle.net/10400.26/33932As crianças com dificuldade de regulação sensorial demonstram dificuldades em muitos domínios, incluindo problemas de comportamento exteriorizados e interiorizados. Metodologia: Este estudo pretendeu determinar as implicações do processamento sensorial no comportamento e nas competências sociais em 100 crianças, entre os 3 e os 5 anos, com desenvolvimento típico, através da Medida do Processamento Sensorial e da Escala de Comportamento para a Idade Pré-escolar. Resultados:Verificaram-se associações significativas entre as dificuldades de processamento sensorial e os problemas de comportamento. O estudo mostrou uma elevada prevalência de alterações de processamento sensorial, tanto no contexto casa como no jardim-de-infância em crianças sem diagnóstico, com impacto em vários sistemas sensoriais. Nas crianças com disfunção do processamento sensorial foi possível detetar que as crianças hiporresponsivas apresentam maiores problemas ao nível da autonomia e os hiperresponsivos apesentam maiores dificuldades na regulação do comportamento. Conclusão: Podemos concluir que quanto maiores as dificuldades de processamento sensorial existentes nas crianças, maiores os problemas de comportamento evidenciados.porTerapia ocupacionalProcessamento sensorialDesenvolvimento infantilComportamentoComportamento e competências sociais em crianças dos 3 aos 5 anos: relação com o processamento sensorialmaster thesis202527131