Mendes, Ângela2013-05-132013-05-132012-12http://hdl.handle.net/10400.26/4102A evolução tecnológica e o aparecimento da Internet provocaram grandes mudanças no sector dos média, sendo a Imprensa um dos sectores mais afetados. Encontrar modelos de negócio alternativos que garantam a sustentabilidade dos média no novo ambiente Online torna-se essencial. O New York Times e o El País são jornais diários de referência nos seus países e a nível internacional, e apresentam-se neste trabalho como estudos de caso, que nos permitirão ter uma imagem mais alargada daquilo que é uma evolução, que se encontra em diferentes estágios nos Estados Unidos e na Europa. Queremos também perceber, através do estudo e comparação com o Público.pt, onde podemos posicionar a realidade portuguesa nesta metamorfose, que irá mudar a forma como consumimos os média, em particular a Imprensa. Que modelos de negócios estão a ser adotados e que resultados práticos estão a ter ao nível dos conteúdos produzidos e de receitas, é então o ponto fulcral deste trabalho, que pretende em primeira instância avaliar a implementação e o funcionamento do modelo Freemium destes três órgãos de comunicação nos seus espaços online.pormodelos de negócioFreemiumPúblico OnlineNew York TimesEl PaísNovos modelos de negócio para a imprensa online: o modelo Freemium no Publico.pt, no Elpais.com e no Nytimes.comNew business models for online press: the Freemium model on Publico.pt, Elpais.com and Nytimes.comconference object