Marchão, AméliaHenriques, Helder2018-11-142018-11-142018Marchão, A., & Henriques, H.http://hdl.handle.net/10400.26/24851Neste texto expomos a escuta das vozes das crianças como parte integrante dos processos de investigação em educação, assumindo a criança o estatuto de sujeito de investigação. A partir de trabalhos de investigação de âmbito académico orientados pelos autores, destacam-se e valorizam-se as entrevistas com crianças, desenvolvendo-se neste quadro um processo de reflexão sobre a sua realização e pertinência enquanto estratégia de construção do conhecimento mais alargado da criança e da infância, através da expressão das suas ideias e significados sobre o quotidiano e sobre o mundo em geral. Deste modo, fundamos a pertinência de entender a criança como sujeito de investigação e, ao longo do texto, destacamos o processo de escuta através de entrevistas a crianças em idade pré-escolar, focando os desafios que se colocam sobre as mesmas, durante os trajetos de investigação.poreducação de infânciainvestigação com criançasentrevistasInvestigação com crianças: reflexão sobre a escuta das vozes das crianças através de processos de entrevistajournal articlehttp://dx.doi.org./10.14201/aula/201824