Vieira, FernandoRocha, André2020-01-142020-01-142018-01-29http://hdl.handle.net/10400.26/30953No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino da Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEITA), realizou-se o presente documento que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte - constituída por um Relatório Final de PES - tem o intuito de procurar descrever, de uma forma analítica e reflexiva, o trabalho desenvolvido e observado pelo mestrando no estágio realizado na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. A segunda parte - assume um papel mais académico, já que é um projeto de investigação e, neste caso, com uma parte criativa. O jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem das escalas será o tema da investigação com a atenuante de ter também uma vertente de criação de um jogo, como método motivacional, para a aprendizagem e prática de escalas nos primeiros anos da prática instrumental. Esta segunda parte terá também uma análise dos resultados da aplicação do jogo e da sua eficiênciaporAtividade lúdicaJogoGamificationEnsino artístico especializadoMotivaçãoAprendizagemEscalasO jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem das escalasmaster thesis202358321