Pratas, HelenaPereira, Joana Filipa Gonçalves2015-05-292015-05-292014-07-11http://hdl.handle.net/10400.26/8817O presente relatório, intitulado Re (agir) para desenvolver valores no Pré-escolar: Responsabilidade e Partilha, insere-se na unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e pretende refletir o trabalho desenvolvido ao longo do nosso estágio. Para a recolha dos dados fundamentais deste trabalho utilizámos alguns métodos de investigação, tendo sido a observação o mais utilizado. Em paralelo, foi realizada uma recolha de informações através de análise documental. Estes procedimentos permitiram-nos recolher os elementos pretendidos para a realização das caracterizações e para as perspetivas educacionais os objetivos e a intervenção. A escolha desta área de intervenção resultou de algumas fragilidades observadas no grupo de crianças de 3 anos de idade da sala A1 do Colégio Colibri. O objetivo que se pretendeu alcançar foi o desenvolvimento de valores como a responsabilidade e partilha. Durante esta intervenção preocupámo-nos em incutir nas crianças a aprendizagem de atitudes, através de estratégias diferenciadas, valorizando a transversalidade das áreas de aprendizagem, visando sempre a construção dos saberes das crianças. Podemos afirmar que o resultado deste trabalho foi amplamente positivo, pois o grupo revelou melhorias significativas nesta área de intervenção. Podemos também afirmar que a maioria das atividades planificadas foram realizadas, tendo-se verificado através de um processo de avaliação diversificado, a aquisição das competências previstas, pelas crianças. Assim, concluímos que durante este nosso percurso demos um contributo ao grupo para a criação de uma “aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidadãos solidários e críticos” (Metas de aprendizagem na educação pré-escolar, 2011, s/pág.).This report, entitled Re (Act) to develop values in preschool: Responsibility and sharing, which is integrated in the Pedagogical Practice Supervised curricular unit of Preschool Education master course, aims to state and describe the work developed along our internship. To collect basic data for this work we have used some methods of research, most widely observation and in parallel, collecting information through provided documents. These procedures had enabled us to collect the data required to carry out the characterizations, educational perspectives, objectives and intervention. The choice of this area of intervention resulted from some weaknesses observed in a 3 year old children's group, in the room A1 Colégio Colibri. Thus, the objective that we want to achieve with this speech relates to the development of values such as responsibility and sharing. This intervention made us instill in children learning this values, through differentiated strategies, valuing the transversality of knowledge areas, always seeking the construction of children's knowledge. We can say that the result of this work has a positive balance, due to the group revealing significant improvements in this particular area of intervention. We can also say that most of the planned activities were carried out and taking some of the competences acquired by the children's proposals. As a conclusion, during this course we gave a contribution to the group by improving and developing the learning of values and atittudes which will allow the children to grow to become supportive and opinionated citizens.porPré-escolarValoresResponsabilidadePartilhaPreschoolResponsibilitySharingValuesRelatório final da prática de ensino supervisionada. Re (agir) oara desenvolver valores no pré-escolar: responsabilidade e partilhamaster thesis201856026