R. Gomes, Daniel2023-11-032023-11-032010http://hdl.handle.net/10400.26/47816No mercado de trabalho actual, a retenção de colaboradores constitui um factor de sucesso de qualquer organização competitiva. Compreender o processo que leva colaboradores a querer abandonar as organizações constitui uma questão relevante a que se atende neste estudo. Propõe-se que a intenção de turnover resulta de um processo mediado pela percepção de suporte organizacional e implicação afectiva e predito pela satisfação com as práticas de gestão de recursos humanos e orientações internas da responsabilidade social. Recorrendo a métodos de análise confirmatória, validou-se um modelo que suporta esta assumpção junto de uma amostra de 152 colaboradores. As conclusões do estudo apontam para a relevância da qualidade das práticas da gestão de recursos humanos e das orientações internas de responsabilidade social para a gestão deste indicador. Estas práticas e orientações fomentam o suporte percebido, reforçando o laço afectivo do colaborador com a organização, o que consequentemente reduz a intenção de abandono.porColaboradoresintenções de turnoverpercepção de suporte organizacionalresponsabilidade social das organizaçõesE quando os efectivos pretendem sair? : contributo para a compreensão do processo psicológico subjacente às intenções de abandonoconference object