Ferreira, Euclides Ramalho2025-04-152025-04-152025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57637Este estudo investigou o impacto da formação e capacitação dos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas de Presidente Sarney, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como a qualificação docente contribui para a melhoria dos resultados educacionais no município, especialmente considerando as dificuldades socioeconômicas e infraestruturais enfrentadas pelas escolas locais. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e professores, observações em sala de aula e análise de documentos institucionais, como planos pedagógicos e relatórios de desempenho.Os resultados confirmaram que a formação inicial e continuada dos professores tem uma relação positiva com o desempenho dos alunos no IDEB, destacando-se a importância de programas de capacitação que promovem o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos. No entanto, a pesquisa também evidenciou que as condições socioeconômicas e a infraestrutura escolar ainda são desafios significativos, limitando o impacto das práticas pedagógicas inovadoras. As escolas com melhores condições estruturais e apoio à gestão pedagógica apresentaram melhores resultados. Com base nas conclusões, a pesquisa sugere que a melhoria do IDEB em Presidente Sarney depende de um esforço conjunto para fortalecer a formação de professores, melhorar a infraestrutura escolar e adotar práticas pedagógicas mais dinâmicas. Também se recomenda o investimento em programas de formação contínua e a criação de estratégias para envolver a comunidade escolar em processos de melhoria constante. O estudo destaca a importância de políticas públicas educacionais que integrem esses diversos aspectos para garantir uma educação de qualidade para todos.porformaçãoprofessoreducaçãoA Formação e Capacitação de Professores no Desempenho do Índice do Desenvolvimento Educacional Brasileiro - IDEB: Um Estudo em Presidente Sarney, Maranhão, Brasilmaster thesis203936345