Freitas, José MiguelGomes, Ana Rita Martins2017-02-022017-02-022016-122017-02http://hdl.handle.net/10400.26/17796Este relatório surge do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido durante a unidade curricular de estágio III do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. A intervenção pedagógica teve como objetivo responder à questão “de que modo o desenvolvimento de atividades práticas no ensino das Ciências em sala de aula promove mudanças conceptuais nos alunos?” O Ensino das Ciências tem sido alvo de vários debates ao longo dos anos e muito se tem publicado a respeito, no entanto, as práticas dos professores nem sempre refletem esse avanço. Esta área do conhecimento pode ser contributo para desenvolver outras áreas como a matemática e o português ou a cidadania e a consciencialização para as tecnologias e seu impacto no ambiente. A literacia científica é uma das finalidades do ensino das Ciências, permite aos alunos compreender os fenómenos do mundo e tomar decisões democráticas. Quando chegam à escola os alunos já trazem ideias que são importantes para o seu processo de aprendizagem, as conceções alternativas têm uma forte estruturação mental e os métodos tradicionais de ensino são pouco eficazes na mudança conceptual. A perspetiva construtivista presente neste estudo é a do sujeito ativo na construção da sua própria aprendizagem. Este estudo foi desenvolvido com base em três atividades sobre a temática das propriedades do ar. Realizou-se a identificação das conceções dos alunos antes do desenvolvimento destas atividades e novamente meses mais tarde, analisando-se as mudanças conceptuais que ocorreram. Este projeto investigativo assenta na metodologia de investigação qualitativa, na vertente da investigação-ação assente no paradigma sócio crítico. A investigação foi desenvolvida numa turma de 2.º ano do Ensino Básico, tendo sido selecionado um grupo de sete alunos para o estudo. A recolha de dados foi concretizada através da observação, das notas de campo e de inquéritos por questionários. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os conflitos cognitivos decorrentes da utilização de atividades práticas surte um efeito de mudança conceptual nos alunos.This report arises from the pedagogical intervention project developed during the Intership III curricular unit of the masters in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education Teaching course on Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Setúbal. The purpose of the pedagogical intervention was answer to the question “How does the development of practical activities in the teaching of science in the classroom promote conceptual changes in students?”. The teaching of sciences has been the subject of several debates over the years and much has been published about it, however, teacher practices do not always reflect this progress. This area of knowledge can contribute to develop other areas such as mathematics and the Portuguese language or citizenship and the awareness for technology and its impact on the environment. Scientific literacy is one of the goals of teaching science, allowing students to understand the phenomena of the world and make democratic decisions. When students arrive at school, they already have ideas that are important to their learning process, the alternative conceptions have a strong mental structuring and traditional teaching methods are little effective in the conceptual change. The constructivist perspective present in this study is that of the active subject constructing his own learning. This study was developed based on three activities about the thematic of the air properties. A survey of students' conceptions was carried out before the development of these activities and again months later, analysing the conceptual changes that occurred. This research project is based on the methodology of qualitative research, in the research-action strand based on the socio-critical paradigm. The research was developed in a class of the 2nd year of Basic Education, having a sample of seven students. Data collection was accomplished through observation, field notes and questionnaire surveys. The analysis of the collected data allowed the verification that the cognitive conflicts that arise from practical activities have a conceptual change effect in the students.porConceções alternativasActividades práticas de ciênciaMudança conceptualAlternative conceptionsScience practical activitiesConceptual changeRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioOs efeitos de um ensino prático das ciências nas conceções dos alunosum estudo no 1º ciclo do ensino básicomaster thesis201825600