Salomão, MiriamCosta, Rita Alexandra Oliveira2024-08-062024-08-062024-07-18http://hdl.handle.net/10400.26/51517Esta dissertação investiga as motivações das empresas portuguesas em adotar frotas elétricas, com foco particular na RSE, representando um estudo pioneiro em Portugal nesta área. De forma a alcançar o objetivo proposto, o estudo recorre a uma abordagem qualitativa utilizando oito entrevistas semiestruturadas com colaboradores de empresas que estão a efetuar a transição para frotas elétricas. Os resultados desta pesquisa revelam que as motivações das empresas se dividem em intrínsecas, como o compromisso ético e a sustentabilidade, e extrínsecas, destacando a pressão regulatória e os incentivos financeiros. Para além disso, o estudo examinou de que forma as diferentes dimensões da RSE influenciam a transição. Concluiu-se assim que as várias dimensões influenciam, a diferentes níveis, a transição para frotas elétricas, sendo relevante destacar as dimensões económica e ambiental como principais influentes. O estudo contribui para a literatura, oferecendo uma base empírica para investigações futuras de uma área ainda pouco explorada, e para o mercado através de recomendações práticas para empresas que estão a fazer ou tencionam iniciar a transição.porResponsabilidade social empresarialFrotas elétricasMotivaçõesComunicaçãoImagem empresarialVantagem competitivaA responsabilidade social empresarial como motor na transição para frotas elétricas em Portugalmaster thesis203671759