Santos, Sara ValenteCerdeira, José Pedro2023-10-302023-10-302013http://hdl.handle.net/10400.26/47642Num mercado globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas têm vindo a adotar diferentes estratégias, de modo a ganharem vantagens competitivas. Este artigo apresenta-se como uma proposta de reflexão sobre as várias formas de desenvolvimento de estratégias de cooperação, competição e coopetição. Estas têm sido cada vez mais uma realidade, uma vez que permitem às empresas apesar de concorrentes entre si, juntarem esforços para cooperarem na sua expansão, principalmente em indústrias ligadas à inovação tecnológica onde os custos com I&D são muito elevados. O objetivo deste artigo passa por explicar o fenómeno da coopetição no âmbito business to business, evidenciando as suas razões, vantagens, desvantagens e critérios para que a mesma produza resultados. Numa segunda parte está presente a estratégia de criação de clusters e polos de competitividade em Portugal, uma vez que estes assumem especial relevância no desenvolvimento de inovação regional, através da cooperação e coopetição entre empresas com interesses comuns para se tornarem mais eficientes, funcionando como alavanca para a produtividade e competitividade nacional.porBusiness-to-BusinessCoopetiçãoClustersRedesCoopetitionClustersNetworksEstratégias de coopetição em Portugal : o contributo dos polos e clusters de empresasjournal article