Fernandes, Henriqueta IldaAndrade, Joana Catarina Pereira2024-09-252024-09-252024-07http://hdl.handle.net/10400.26/52204No âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e da Unidade Curricular “Estágio de Natureza Profissional Módulo II” surge o relatório que pretende espelhar o trajeto efetuado para a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas inerentes à referida especialidade e atribuição do título de mestre. Neste percurso teve-se como área de aprofundamento: “Estimulação Tátil no Desenvolvimento Psicossocial da Criança”, sustentada na consciencialização da sua importância no desenvolvimento sensorial e psicossocial da população pediátrica. Os estágios de natureza profissional foram realizados em cuidados de saúde primários e diferenciados e apresenta-se a sua descrição. Enfatiza-se o Modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey pela promoção do envolvimento ativo dos pais e da criança/adolescente, valorizando o seu conhecimento e capacidades. E ainda, o Modelo de transição de Meleis, com enfoque, na tipologia desenvolvimental e saúde-doença, nos fatores condicionantes e na aquisição da mestria. Implementaram-se terapêuticas de enfermagem promotoras da consciencialização, envolvimento, preparação antecipada, desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades e estas foram concretizadas tendo por base o planeamento e implementação de intervenções autónomas e interdependentes. Para documentação da conceção de cuidados utilizou-se os sistemas informáticos em uso nas organizações de saúde e a plataforma educacional e4nursing alinhada com a Ontologia de Enfermagem, para apresentação dos quatro estudos de casos clínicos que replicaram situações vivenciadas nos referidos contextos. Para demonstrar a aprendizagem das competências comuns e específicas procedeu-se à análise critico-reflexiva dos contributos para o seu desenvolvimento e de acordo com o enquadramento legal, considerando os domínios, as competências pertencentes aos mesmos, e as unidades de competência e critérios de avaliação correspondentes. Assume-se que a aprendizagem e o aprimoramento, permitem assumir o papel de enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, vinculada ao desempenho de um papel ativo e preponderante na promoção e melhoria de práticas de enfermagem mais sensíveis, humanizadas e direcionadas conseguindo garantir a segurança e qualidade dos cuidados à população pediátrica.This report is presented in the scope of the Professional Masters Course in Child and Pediatric Health Nursing and the Curricular Unit "Professional Nature Internship Module II,". It aims to reflect the acquisition and development of both common and specific competencies inherent to this specialty and the awarding of the master's degree. This report focused on: "Tactile Stimulation in the Psychosocial Development of Children," grounded in the awareness of its importance in the sensory and psychosocial development of the pediatric population. Professional nature internships were conducted in primary health care and differentiated care and their descriptions are provided. Emphasis is placed on Anne Casey's Care Partnership Model for promoting active involvement of parents and children/adolescents, valuing their knowledge and skills. Additionally, Meleis's Transition Theory is highlighted, focusing on developmental typology and health-illness; conditioning factors; and mastery acquisition. Nursing therapeutic interventions promoting awareness, involvement, advance preparation, knowledge, and skill development were implemented. These were executed based on planning and implementing autonomous and interdependent interventions. For documenting care conception, the information systems used in healthcare organizations and the e4nursing educational platform aligned with Nursing Ontology were utilized for presenting the four clinical case studies replicating situations experienced in the mentioned contexts. To demonstrate the learning of common and specific competencies, a critical-reflexive analysis was conducted on contributions to their development, in accordance with legal frameworks, considering the domains, competencies belonging to them, and corresponding competence units and evaluation criteria. It is taken for granted that learning and enhancing enables the adoption of the role of a specialist nurse in Child and Pediatric Health, linked to the performance of an active and predominant role in promoting and improving more sensitive, humanized, and targeted nursing practices, ensuring the safety and quality of care for the pediatric population.porSaúde Infantil e PediátricaCompetênciasEstimulação TátilDesenvolvimento InfantilConceção de CuidadosRelatório de estágioEstimulação Tátil no Desenvolvimento Psicossocial da Criança: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaTactile stimulation in the psychosocial development of children: Specialized clinical skills development project in the area of Child and Pediatric Health Nursingmaster thesis203690400