Montiel, AntónioSeik, Margarida2016-01-202016-01-202015-12-21http://hdl.handle.net/10400.26/11026As práticas educativas em contextos de risco tem uma relevância de destaque quando falamos de crianças e jovens. A importância do educador/professor adquire um papel preponderante no desenvolvimento e crescimento da criança e do jovem. O objetivo do estudo incide nas práticas educativas a adotar nos contextos acima referidos, para isso, investigou-se, o que podem ser os fatores de risco, o que conduz a esses mesmo fatores, que práticas devem ser exercidas, o que é resiliência em que medida o educador fomentar esta capacidade. O objeto de estudo foi um pequeno número de crianças consideradas de risco. Comparou-se a prática realizada em estágio, notas de campo e entrevista com artigos e autores de referência. Por este facto, elaborou-se uma investigação qualitativa tendo como principio o objeto de estudo em causa. As conclusões de maior relevância está na competência de estimular a capacidade de resiliência nas crianças, para que não deixe de acreditar nas competências que tem em relação à prática educativa nestes contextos específicos dar reforços positivos.porEnsino BásicoPratica PedagógicaContextos de RiscoResiliênciaPráticas Educativas em Contexto de Riscomaster thesis201004771