Mestre, AméliaFaria, Carina2024-01-312024-06-272023-06-272023-04-28http://hdl.handle.net/10400.26/49484Sendo o ato de brincar o mais espontâneo na criança e que surge desde o seu nascimento e se vai perpetuando ao longo da vida, o seu lado natural e prazeroso poderá ser visto como uma estratégia para a aquisição de conhecimento. O ato de brincar foi durante largos anos visto como uma fonte de diversão e ocupação do tempo, tendo esta ideia vindo a sofrer alterações ao longo dos anos. Segundo Silva et al. (2016) brincar é uma dinâmica de interação, facilitadora do desenvolvimento de competências sociais, que irão desenvolver crianças capazes de colaborar, exprimir-se oralmente, resolver problemas e expressar as suas opiniões. Assumindo-se o brincar como uma atividade de tão grande importância, pretende-se neste estudo conhecer as conceções das crianças e respetivos encarregados de educação sobre brincar, a sua importância no desenvolvimento social e o verificar inferências após o período pandémico de covid-19 causados pela privação de interações presenciais. De forma a responder à problemática apresentada, desenhou-se um estudo exploratório, com uma metodologia mista, onde participaram seis crianças e respetivos encarregados de educação de uma instituição privada do concelho de Lisboa. Os resultados permitem concluir que os encarregados de educação sentiram alterações nos comportamentos dos seus educandos causados pela privação de interações sociais e que na sua opinião a privação com o meio escolar limitaram o seu desenvolvimento. Sendo esta realidade muito recente, esperamos que estas conceções atuais sejam um contributo para investigações de impactos a longo prazo.As play is the most spontaneous act of the child, coming from birth and continued throughout life, its natural and pleasurable side can be seen as a strategy for the acquisition of knowledge. Playing was for many years seen as a source of fun and occupation of time, but this idea has been changing over the years. According to Silva et al. (2016) playing is an interaction dynamic, facilitating the development of social skills, which will develop children capable of collaborating, expressing themselves orally, solving problems, and expressing their opinions. Considering play as an activity of such great importance, this study aims at learning about children and their parents' conceptions of playing, its importance in social development, and the impact after the covid-19 pandemic period caused by the deprivation of face-to-face interactions. To answer to the problem presented, an exploratory study was designed, with a mixed methodology, where 6 children and their parents from a private institution in the municipality of Lisbon participated. The results allow us to conclude that parents felt changes in their children's behaviours caused by the deprivation of social interactions and that, in their opinion, the deprivation of the school environment limited their development. Since this reality is very recent, we hope that these current conceptions will be a contribution to investigations of long-term impacts.porbrincar, confinamento, crianças, desenvolvimento social, pandemiaplay, confinement, children, social development, pandemicBrincar e o Desenvolvimento Social da Criança: Impacto da Pandemiamaster thesis203496965