Lopes, Nuno2021-02-152021-02-152020-12-23http://hdl.handle.net/10400.26/35498O presente relatório constitui o culminar da formação de habilitação profissional para o desempenho de todas as atividades inerentes à função de professor de Educação Física no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O objetivo do mesmo é refletir acerca do percurso formativo, através de uma atitude crítica e ponderada em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado, considerando as dificuldades sentidas, obstáculos ultrapassados e estratégias utilizadas. O documento encontra-se organizado em duas partes fundamentais, as quais relatam reflexivamente o percurso profissional como especialista na área da Educação Física e Desporto. A primeira parte, designada de Dimensão Reflexiva, pretende retratar, através de reflexões teóricas, todo o percurso académico e profissional, assim como o tema da Avaliação em Educação Física. A Dimensão Investigativa, que compõe a segunda parte, centra-se no estudo, face à idade e ao sexo, das regulações motivacionais do comportamento dos alunos no âmbito das aulas de Educação Física, bem como as suas perceções face à prática da natação em contexto escolar. Para tal, operacionalizou-se uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra composta por 16 alunos, 8 rapazes e 8 raparigas, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, em Fiães.porMotivaçãoNataçãoEducação FísicaAvaliaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Físicamaster thesis202637654