Tinoco, RuiICAD2025-09-172025-09-172025-09-17http://hdl.handle.net/10400.26/58700O presente trabalho teve como objetivo mapear as relações entre os videojogos, as microtransações que neles se podem efetuar e áreas de eventual sobreposição como o jogo a dinheiro. Deste modo, procedeu-se a um enquadramento em que se mapeiam diversos fenómenos como as loot boxes, a aposta com skin (skin betting) e a aposta em e-sports. De seguida, procurou-se realizar diversas quantificações destas realidades em Portugal, procurando saber: quais os jogos mais jogados, quais os que disponibilizaram loot boxes; entre outros. Finalmente, fez-se um enquadramento sobre as regulamentações e esforços legislativos efetuados a propósito desta realidade. A abordagem mais desenvolvida tem que ver com os direitos dos consumidores como compradores e objeto de todas estas práticas. Se bem que nalguns países europeus as loot boxes sejam consideradas jogo a dinheiro. De destacar, neste trabalho, os seguintes resultados: - As áreas disciplinares mais envolvidas no tema foram a medicina e psicologia; - Temas relacionados à regulamentação foram pregnantes; - Algumas palavras-chave relacionadas com os direitos do consumidor surgiram na pesquisa com tempo de publicação mais recente, o que pode apontar para uma tendência emergente em termos de investigação na área; - A pesquisa entre maior despesa em loot boxes e gambling problemático.porDependências não químicasEstudos biblimétricosLoot boxesMonitezaçãoVideojogos, Microtransações e Processos de Gamblificação Loot Boxes, Skin Betting e E-Sports Bettinglearning object