Dias, ÁlvaroDomingos Manuel, Elsio Carlos2016-04-072016-04-072014-03-052014-02-18http://hdl.handle.net/10400.26/12948A presente investigação procura identificar os fatores condicionantes do empreendedorismo em Angola. Tem como objetivos avaliar a situação da situação dos empreendedores angolanos e, simultaneamente, estabelecer a relação entre os campos teóricos do empreendedorismo e da Visão Baseada nos Recursos, evidenciando, nestes dois objetivos um claro contributo para a teoria. Com base num estudo quantitativo baseado em questionário aplicado a empreendedores angolanos foi possível quantificar diversas as variáveis que compõem o modelo teórico, de forma a se pode fazer o teste com base em software estatístico SPSS. Os resultados permitem identificar as capacidades de marketing; as capacidades de acesso aos recursos financeiros; a experiência no mercado do indivíduo; e as capacidades de inovação como fatores condicionantes do empreendedorismo no contexto angolano. A orientação para os clientes, apesar de ter sido considerada como possível fator, não obteve validação estatística que suportasse essa relação.porAs implicações para a prática empresarial e política são discutidas nas conclusões.Empreendedorismo em Angola. Uma análise na ótica das capacidades empresariaismaster thesis201114216