Gomes, SandraRamos, Raquel Sofia Moreira2018-10-182018-10-182018-09-20http://hdl.handle.net/10400.26/24366Com a internet e os social media surgiram novas ferramentas de comunicação. Com estas novas possibilidades de comunicação surgiram, também, modificações na resposta do consumidor e na sua predisposição para ser influenciado. Assim, há uma necessidade de estudar estes novos meios e o seu grau de influência. Com este estudo pretende-se estudar os blogs de moda como canal de comunicação de eventos de moda. A abordagem teórica divide-se em dois capítulos: a comunicação integrada de marketing e o comportamento do consumidor online. Posteriormente, procurou-se cruzar estas variáveis e complementar com os dados obtidos através de dois inquéritos, um sobre blogs de moda (n=271) e outro sobre eventos em centros comerciais (n=252) que foram aplicados a uma amostra da população portuguesa, com o objetivo de definir o público-alvo dos blogs de moda e o público-alvo de eventos em centros comerciais. Realizou-se, também, observação não participativa aos blogs de moda que foram nomeados nesta categoria, nos prémios Blogs do Ano, com o objetivo de perceber se existem diferentes interações nas publicações orgânicas e patrocinadas. Por fim, efetuou-se uma análise documental aos relatórios do evento Fashion Days, para tentar perceber se ocorreram modificações, visto que em 2018 foram utilizados influencers para divulgar este evento. Assim, o presente estudo, que é um estudo caso, apresenta uma abordagem qualitativa através da aplicação de técnicas de recolha de dados mistas. Os resultados obtidos permitiram caracterizar o leitor de blogs de moda em Portugal (mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos), caracterizar as pessoas que participam em eventos em centros comerciais (homens e mulheres com idades compreendidas entre os 25 e 44 anos) e o público-alvo dos Fashion Days (mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 45 anos). Foi, também, possível concluir que existem diferentes interações, por parte do leitor, nas publicações patrocinadas e orgânicas nos blogs de moda, sendo que estas últimas são as que recebem o maior número de interações/comentários.porcomunicação digitalblogs de modaeventoscentros comerciaisOs blogs de moda como canal de comunicação de eventos de moda : o caso Sonae Sierramaster thesis201984172