Silva, Maria Alcina Velho Dourado da2022-11-042022-11-042011Dourado, A. (2011). O que vês tu? O poder das imagens no contexto da vida responsável. In S. Pereira (Org.), Literacia, Media e Cidadania: Actas do 1º Congresso Nacional (pp. 613-626). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.978-989-97244-1-9http://hdl.handle.net/10400.26/42230Os problemas de sustentabilidade foram estudados num Curso de Verão – Programa Intensive Programme (IP) - que teve lugar na Escola Superior de Educação de Setúbal (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal) em 2009. EPICA - European Programme In Consumer Affairs - Towards a Consumer Citizenship Education – Summer Course foi suportado pelo Life LongLearning Programme – Erasmus. Este programa começou em Setembro de 2008 até Agosto de 2009 e tornou possível a 20 alunos de 6 países da Europa encontrarem-se em Setúbal para participar em 2 semanas de Workshops, seminários e visitas de estudo com recurso a aulas presenciais e em e-learning através da plataforma de ensino a distância Moodle. O principal resultado é um curso sobre o assunto e diversas apresentações disponíveis em http://projectos.ese.ips.pt/epica/ Num dos workshops usou-se as imagens captadas pelos próprios alunos, com suas câmaras fotográficas ou telemóveis para ilustrar os principais temas do curso - cidadania, sustentabilidade e consumo - através de uma maratona de fotografia. O uso de imagens na sala de aula é inquestionável (por exemplo, a foto linguagem), mas esta experiência apresenta uma outra maneira (mais activa) de recolha de informação além de indicador das realizações dos alunos. O resultado é analisado neste artigo, levando em consideração não só as imagens apresentadas pelos estudantes, mas também os comentários que fizeram.porImagemMétodos de ensinoSustentabilidadeCidadaniaConsumerismoO que vês tu? O poder das imagens no contexto da vida responsávelbook part